Parceria:
ICL PÓS - Lançamento da nova turma de pós-graduação
Parceria:

Uma aula aberta da Pós ICL que vai revelar os verdadeiros culpados pelo atraso do país.

Digite seu email corretamente para garantir sua vaga
15 de maio (Quinta-feira), às 20h
Evento online e gratuito
Com Jessé Souza
Inauguração 2ª turma
Abertura de matrículas para a segunda turma

Por que as elites odeiam o povo brasileiro?

Porque é mais fácil dominar quem foi ensinado a se odiar.
A desigualdade no Brasil não é um acidente — é um projeto
.
Por trás da pobreza, do racismo estrutural e da exclusão, existe uma lógica pensada, construída e mantida pelas elites para garantir seus privilégios.
Elas culpam o povo pela miséria que elas mesmas criaram.

Dizem que o brasileiro “não sabe votar”, que o pobre “é preguiçoso” e que “o problema do país é o povo”.

Essa narrativa perversa não só manipula a verdade, mas também destrói a autoestima de milhões — impedindo qualquer transformação real.

Nesta aula inaugural, vamos entender como as elites brasileiras fabricaram o atraso e porquê mantêm o povo como alvo do seu ódio e da sua dominação.
Garantir vaga grátis

Mas a pergunta é: até quando vamos permitir que isso aconteça?

Veja um pouco do que você vai descobrir nesta aula

O ÓDIO DAS ELITES AO POVO BRASILEIRO

Como esse sentimento moldou a história do país e ainda orienta as escolhas políticas e econômicas que aprofundam a desigualdade.

O PROJETO DE DESTRUIÇÃO SOCIAL

De que forma o racismo, a exclusão e o desprezo pelo povo são utilizados como armas para manter uma ordem social injusta.

A MENTIRA QUE VIROU SENSO COMUM

Como as elites criaram narrativas para culpar os mais pobres pelo atraso do país — e por que essas ideias ainda dominam o debate público.

QUEM É O INIMIGO REAL?

Entenda por que identificar os verdadeiros responsáveis pelo atraso brasileiro é o primeiro passo para construir um país mais justo.

ESTA AULA FAZ PARTE DA PÓS ICL

SAIBA MAIS SOBRE NOSSA PÓS-GRADUAÇÃO

Curso Repensando o Brasil: Sociedade, política e história

Em um mundo onde as desigualdades, injustiças e crises sociais estão em alta, pensar criticamente sobre o Brasil é essencial para agir com impacto.

CIÊNCIAS SOCIAIS FILOSOFIA HISTÓRIA POLÍTICA

Essa formação oferece as ferramentas para uma visão cidadã, desenvolvendo conhecimento e habilidades para contribuir com a transformação da realidade brasileira.

Conheça as disciplinas do curso:

Conceitos Filosóficos para ler o Brasil

Saiba mais

Narrativas da História do Brasil

Saiba mais

Problemas Brasileiros em Perspectiva Sociológica

Saiba mais

Teorias Políticas para Interpretar o Brasil

Saiba mais

Fundamentos da Economia Brasileira

Saiba mais

A Razão Africana no Brasil

Saiba mais

Conferências sobre a atualidade brasileira

Saiba mais

Cultura Política e Identidade no Brasil

Saiba mais

FAÇA PARTE DA PÓS ICL

A formação mais crítica, revolucionária e essencial para entender o Brasil

Garantir vaga grátis

Os melhores professores do País

Profª Dra.

Marilena Chauí

Saiba mais

Profº Dr.

Jessé Souza

Saiba mais

Profº Dr.

Lindener Pareto

Saiba mais

Profº Dr.

Renato Janine Ribeiro

Saiba mais

Profº Dr.

Ladislau Dowbor

Saiba mais

Profº Dr.

Muniz Sodré

Saiba mais

Conheça Mais sobre Jessé Souza

Jessé Souza

  • Doutorado em Sociologia pela Universidade de Heidelberg na Alemanha e Professor titular em diversas universidades brasileiras, incluindo a Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Considerado um dos sociólogos mais importantes e influentes do Brasil contemporâneo. Suas obras e ideias são amplamente discutidas em círculos acadêmicos e entre ativistas sociais
  • Ganhador dos renomados prêmios: Florestan Fernandes, Anísio Teixeira, Personalidade Educacional, entre outros.
  • Autor de diversos livros influentes, incluindo "A Elite do Atraso", "A Ralé Brasileira", e "A Tolice da Inteligência Brasileira"
  • Participa ativamente de debates públicos, palestras e eventos acadêmicos, oferecendo uma visão crítica sobre a desigualdade e o sistema político brasileiro.
  • Defensor de uma educação política crítica que permita aos cidadãos entender e resistir às manipulações políticas e midiáticas.
  • Reconhecido por sua abordagem humanitária na psicologia, Aronson trabalhou incansavelmente para promover a compreensão e a redução do preconceito e do conflito intergrupal.

FESPSP

  • A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) é a maior e mais prestigiada Escola de Sociologia e Política do Brasil.
  • Na vanguarda do conhecimento, forma cidadãos e cidadãs comprometidos com o futuro desde 1933.
  • É reconhecida por aliar teoria à prática, tendo, por meio de seus cursos, originado centenas de projetos para a iniciativa pública e privada em todo o país, com propostas voltadas a sanar as dores e necessidades da sociedade brasileira e a favor de um país melhor e mais justo.
  • A lista de grandes brasileiros que estudaram na FESPSP inclui nomes como Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Sérgio Buarque de Holanda e Luiza Erundina.

ICL

  • O Instituto Conhecimento Liberta (ICL) é uma instituição de educação e cultura fundada na crença de que a verdadeira liberdade só é possível através do conhecimento. Com o propósito de democratizar o acesso a conteúdos essenciais ao desenvolvimento humano integral, tornando o aprendizado acessível, transformador e simples para todos.
  • Com uma abordagem que valoriza a simplicidade e a acessibilidade, acredita que cada pessoa merece a oportunidade de se libertar por meio do conhecimento.
  • Propõe criar experiências de ensino que sejam agradáveis e inspiradoras, promovendo um processo educacional que vai além da transmissão de informações – que promove a liberdade, a reflexão e a autonomia de cada indivíduo.

Participe desta aula e entenda como a manipulação da elite explora as divisões sociais e econômicas para se manter no poder e oprimir os mais pobres.

Inscreva-se agora gratuitamente!
Garantir vaga grátis
15 de maio (Quinta-feira), às 20h
Evento online e gratuito
Com
Jessé Souza
Inauguração 3ª turma
Abertura de matrículas para a terceira turma
Rua Capitão Cavalcanti, 79 - Vila Mariana
São Paulo - SP, 04017-000
&
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Rua General Jardim n. 522 Vila Buarque São Paulo
C.N.P.J. 63.056.469/0001-62
www.fespsp.org.br
E-mail: contato@iclpos.com.br
WhatsApp: (11) 94172-8439

Conceitos Filosóficos para ler o Brasil

Docente
Profª. Dra. Marilena Chauí
Docente
Profª. Dra. Maria Ribeiro
Carga horária
48h
A disciplina propõe uma imersão crítica nos fundamentos da filosofia social, utilizando os conceitos como caixa de ferramentas para melhor compreender a realidade brasileira.

Destarte, exploraremos os conceitos de realidade social, analisando suas visões distintas sobre a estrutura, a dinâmica e as relações de poder entre as sociedades.

Para isso, serão explorados desde conceitos filosóficos clássicos, como dominação, legitimação, marcadores sociais da diferença (classes sociais, raça e gênero), reconhecimento social, até discussões contemporâneas como necropolítica, estado de exceção e colonialidade do poder.

O objetivo é capacitar os estudantes a aplicarem esses conceitos como ferramentas analíticas para uma leitura profunda e crítica da realidade brasileira, estimulando reflexões que contribuam para o desenvolvimento de uma consciência filosófica e social mais ampla.

Narrativas da História do Brasil

Docente
Prof. Dr. Lindener Pareto
Carga horária
48h
A disciplina "Narrativas da História do Brasil: A Perspectiva dos Oprimidos" propõe uma análise crítica dos mitos nacionais, sob a perspectiva histórica delineada por eminentes intelectuais brasileiros.

Percorrendo desde o Período Colonial até os movimentos mais recentes, a disciplina visa apresentar os momentos-chave da história nacional, abrangendo desde o período escravagista do Brasil Imperial e a Primeira República até a Era Vargas e o Regime Militar, culminando no atual contexto histórico da Nova República e seus desdobramentos contemporâneos, como os eventos de Junho de 2013, a Operação Lava Jato e a ascensão de Bolsonaro.

O objetivo é preparar os estudantes a desafiar narrativas convencionais e adotarem uma perspectiva crítica em relação à história do Brasil.

Nesse processo, a disciplina busca proporcionar, acima de tudo, uma compreensão mais profunda das experiências históricas de desigualdade no país e suas consequências para os "oprimidos" ao longo do tempo, explorando suas formas de revolta, resistência e adaptação ao longo da história do Brasil.

Problemas Brasileiros em Perspectiva Sociológica

Docente
Prof. Dr. Jessé Souza
Carga horária
48h
A disciplina propõe um mergulho no pensamento social brasileiro. Partindo desde os primeiros intérpretes do Brasil até os pensadores contemporâneos, discutiremos questões fundamentais da formação do Brasil como raça, patrimonialismo, corrupção, dependência e desigualdade.

Mais do que discutir esses temas, a disciplina irá refletir como certas visões hegemônicas deste debates contribuem para construção do senso comum sobre o “brasileiro”, presente nos veículos de imprensa, na produção acadêmica, nos partidos políticos e no debate público como um todo.

O objetivo do curso é provocar os estudantes a examinarem esses problemas através de uma perspectiva sociológica, promovendo uma compreensão mais profunda das interconexões entre essas questões e interpretações e seus efeitos sobre a sociedade brasileira.

Ao desafiar visões simplificadas, a disciplina visa formar uma análise crítica e contextualizada, proporcionando aos estudantes ferramentas conceituais para compreender os problemas sociais do Brasil e procurar novas interpretações críticas e criativas para eles.

Teorias Políticas para Interpretar o Brasil

Docente
Prof. Dr. Renato Janine Ribeiro
Carga horária
48h
A disciplina propõe uma análise aprofundada das principais correntes teóricas que têm sido aplicadas para compreender a complexa realidade política brasileira.

A disciplina abrange desde as teorias clássicas até as abordagens contemporâneas, destacando suas contribuições para a interpretação das dinâmicas políticas, sociais e econômicas no contexto nacional.

Os tópicos explorados incluem: a formação do Estado brasileiro, sistemas políticos, movimentos sociais, desigualdades estruturais, transformações históricas e a relevância da Constituição Cidadã de 1988 na construção de uma sociedade democrática.

Também serão analisados fenômenos contemporâneos, como as mudanças no papel dos militares na política brasileira e a ascensão de movimentos de ultradireita alinhados com valores antidemocráticos.

O objetivo é capacitar os estudantes a aplicarem ferramentas conceituais para uma análise crítica dos desafios e peculiaridades da política brasileira.

Dessa forma, busca-se proporcionar uma compreensão mais profunda das dinâmicas políticas do país e fomentar reflexões que apontem possíveis caminhos para o desenvolvimento democrático e social.

Fundamentos da Economia Brasileira

Docente
Prof. Dr. Ladislau Dowbor
Carga horária
48h
A disciplina oferece uma análise abrangente dos elementos essenciais que moldaram a economia do Brasil ao longo de sua história.

O curso aborda a Formação Econômica e Social do Brasil, explorando as características distintivas que influenciaram o desenvolvimento econômico do país. Serão examinadas as Contribuições Estruturalistas Latino-Americanas, proporcionando uma compreensão mais ampla do contexto regional.

Questões críticas, como o Subdesenvolvimento e a Inserção Dependente na Divisão Internacional do Trabalho, serão abordadas, destacando as dinâmicas econômicas globais que impactaram o Brasil.

A disciplina também se propõe a examinar a relação entre Escravidão, Desigualdades e a Formação do Mercado de Trabalho no Brasil, oferecendo uma perspectiva aprofundada sobre as influências históricas nas estruturas econômicas contemporâneas.

Além disso, o curso aborda o conceito de Desenvolvimento Sustentável, considerando as perspectivas econômicas e sociais em busca de equilíbrio ecológico.

O objetivo é capacitar os estudantes a compreenderem as bases fundamentais da economia brasileira, promovendo uma análise crítica das estruturas econômicas e incentivando reflexões sobre caminhos para um desenvolvimento mais equitativo e sustentável.

A Razão Africana no Brasil

Docente
Prof. Dr. Muniz Sodré
Carga horária
48h
A disciplina "A Razão Africana no Brasil: Escravidão, Racismo e Resistência" propõe uma investigação profunda e multifacetada sobre a herança escravista e colonial brasileira, abordando as raízes históricas da escravidão e sua contribuição para a consolidação da desigualdade estrutural no país.

Serão analisados os impactos duradouros da escravidão na formação social, cultural e política do Brasil, destacando o papel dos povos africanos nesse processo.

A disciplina também se dedica ao estudo do racismo estrutural e como ele permeia diversas esferas da sociedade brasileira, influenciando as relações sociais, políticas e culturais.

Além disso, serão exploradas as formas de resistência adotadas pelos afro-brasileiros ao longo da história, visando compreender as estratégias de enfrentamento e transformação diante das adversidades.

O objetivo é oferecer aos estudantes uma compreensão crítica e aprofundada das questões relacionadas à herança africana no Brasil, incentivando a reflexão sobre as bases históricas do racismo e as perspectivas de construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Conferências sobre a atualidade brasileira

Docentes
Conferencistas serão divulgados ao longo do curso
Carga horária
24h
Professores da parceria FESPSP e ICL ministram conferências sobre temas da atualidade brasileira a fim de aguçar a reflexão analítica e crítica dos participantes sobre a conjuntura nacional.

Cultura Política e Identidade no Brasil

Docentes
Professores doutores do quadro docente da FESPSP
Carga horária
48h
A disciplina visa aprofundar a compreensão dos conceitos fundamentais relacionados à cultura e identidade no Brasil, explorando a produção artística nacional desde o século XIX. O curso examina como as diversas manifestações artísticas e culturais produzem e condicionam aspectos da experiência social e política do país.

Profª Dra. Marilena Chauí

Escritora e filósofa. Uma das mais importantes e influentes intelectuais brasileiras da história.
Doutora, professora emérita de História da Filosofia Moderna da USP e escritora com dezenas de livros publicados.

Título de Doctor Honoris Causa da Universidade de Paris VIII.

Profº Dr. Jessé Souza

Um dos maiores sociólogos brasileiros do século XXI. 
Autor de mais de 30 livros (A Elite do Atraso, O Pobre de Direita etc.) e de centenas de artigos e ensaios publicados em diversos idiomas.

Profº Dr. Lindener Pareto

Professor e historiador. Mestre e Doutor em História pela USP.

Coordenador acadêmico do ICL. 
Pesquisador nas áreas de História Pública, História do Brasil, Políticas de Memória, Arte e Patrimônio.

Profº Dr. Renato Janine Ribeiro

Professor, cientista, escritor, ex-ministro da Educação do Brasil, já foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico. 
Professor-titular da cadeira de Ética, Filosofia Política da universidade de São Paulo.

Vencedor do Prêmio Jabuti graças à obra "A Sociedade Contra o Social". 

Profº Dr. Ladislau Dowbor

Economista, professor, escritor, consultor das Nações Unidas, governos e municípios e todo Brasil.
Autor de mais de 45 livros, além de artigos e ensaios científicos.

Professor-titular da PUC-SP.

Profº Dr. Muniz Sodré

Considerado um dos maiores intelectuais brasileiros no campo da comunicação.
Professor-titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador, escritor com dezenas de obras publicadas que versam sobre a relação entre cultura nacional, mídia e comunicação.