PÓS-GRADUAÇÃO ICL / FESPSP

Repensando o Brasil: Sociedade, política e história

A formação mais crítica, revolucionária e essencial para entender o Brasil

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DISCIPLINAS

Aprenda uma interpretação original e única sobre o Brasil com os maiores professores do país

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Formação completa em um ano

Abordagem Interdisciplinar

Material didático gratuito

Certificado de conclusão emitido por instituição reconhecida pelo MEC

Curso Repensando o Brasil: História, Poder e Sociedade

Em um mundo onde as desigualdades, injustiças e crises sociais estão em alta, pensar criticamente sobre o Brasil é essencial para agir com impacto.

CIÊNCIAS SOCIAIS FILOSOFIA HISTÓRIA POLÍTICA

Essa formação oferece as ferramentas para uma visão cidadã, desenvolvendo conhecimento e habilidades para contribuir com a transformação da realidade brasileira.

Conheça as disciplinas do curso:

Conceitos Filosóficos para ler o Brasil

Saiba mais

Narrativas da História do Brasil

Saiba mais

Problemas Brasileiros em Perspectiva Sociológica

Saiba mais

Teorias Políticas para Interpretar o Brasil

Saiba mais

Fundamentos da Economia Brasileira

Saiba mais

A Razão Africana no Brasil

Saiba mais

Conferências sobre a atualidade brasileira

Saiba mais

Cultura Política e Identidade no Brasil

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A formação mais crítica, revolucionária e essencial para entender o Brasil

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O que você vai encontrar em cada disciplina

Carga horária total: 48h

Aulas expositivas gravadas 
e liberadas semanalmente

Textos e materiais de estudo

Exercícios de fixação e reflexão

Trabalhos com correção e feedback

Participação em fóruns e debates

megadiferencial

Tutores ICL / FESPSP

Mestrandos e doutorandos que vão acompanhar a evolução dos estudantes em cada disciplina

Realizam encontros em grupo para debater e tirar dúvidas sobre a disciplina

Criam fóruns semanais

Instruem e corrigem trabalhos e avaliações

ATENDIMENTO INDIVIDUAL COM HORA MARCADA

*Um encontro mensal por aluno

Calendário acadêmico “Repensando o Brasil”

Os melhores professores do País

Profª Dra.

Marilena Chauí

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Profº Dr.

Jessé Souza

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Profº Dr.

Lindener Pareto

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Profº Dr.

Renato Janine Ribeiro

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Profº Dr.

Ladislau Dowbor

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Profº Dr.

Muniz Sodré

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Profª Dra.

Maria Ribeiro

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Profº Dr.

Aldo Fornazieri

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Profª Dra.

Tathiana Chicarino

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Profº Dr.

Euzébio Jorge 
Silveira e Souza

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Profº Dr.

Paulo Silvino Ribeiro

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Profª Dra.

Carolina Requena

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Profº Dr.

Vinícius 
Rodrigues Amaral

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Alunos da Pós ICL / FESPSP Garantem:

LIVRO

Brasil dos Humilhados

Jessé Souza

LIVRO

As ideias fora do lugar

Roberto Schwarz

LIVRO

Sobre a violência

Marilena Chaui

LIVRO

Torto Arado

Itamar Vieira Junior

LIVRO

O genocídio do negro brasileiro

Abdias Nascimento

LIVRO

Gênero e desigualdades

Abdias Nascimento

INGRESSO

Despertar 2025

Ingresso para o evento presencial

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  • Curso de Pós Completo de 1 ano
  • Certificado de conclusão emitido por instituição reconhecida pelo MEC
  • 6 livros didáticos de bônus e materiais de estudo
  • Tutores com atendimento individualizado
  • Feedback e acompanhamento de trabalhos e exercícios
  • Comunidade de Alunos Pós

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A matrícula definitiva será confirmada em janeiro, após o envio e aprovação da documentação obrigatória e a assinatura do contrato de matrícula.

Caso os requisitos não sejam atendidos, garantimos o reembolso integral. Planeje seu futuro com segurança e transparência!

*Imagem do Certificado de Conclusão ilustrativa

Certificado de Conclusão emitido pela FESPSP, instituição reconhecida pelo MEC

Seu Certificado de Conclusão terá o selo da parceria:

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Unidos por uma educação social profunda e avançada.

O conhecimento é um motor de mudança social. Aprofundar-se em um aprendizado é criar um legado para o Brasil
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Ainda não é aluno do icl?

O ICL acredita que a educação é a ferramenta mais poderosa para transformar vidas e comunidades.

O Programa de Bolsas do ICL tem como missão levar conhecimento crítico a quem mais precisa.

Ao se tornar hoje membro fundador solidário, você ajudará o ICL a doar 100 bolsas.

Você ajudará o ICL a doar 100 bolsas para professores do ensino público de todo o país.

Cada aluno da Pós-Graduação ICL ajuda a ampliar esse impacto e oferecer ainda mais bolsas a educadores.

Na primeira fase, as bolsas serão destinadas a mulheres pretas.

DIFERENÇA ENTRE O ICL E A PÓS-GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

formato

Pós-graduação Lato

período

12 meses completos

aprofundamento

48h

tutoria exclusiva

exercícios e avaliações

feedbacks e desempenho

programa de bolsas

Certificado de Conclusão reconhecido pelo mec

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FESPSP

  • A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) é a maior e mais prestigiada Escola de Sociologia e Política do Brasil.
  • Na vanguarda do conhecimento, forma cidadãos e cidadãs comprometidos com o futuro desde 1933.
  • É reconhecida por aliar teoria à prática, tendo, por meio de seus cursos, originado centenas de projetos para a iniciativa pública e privada em todo o país, com propostas voltadas a sanar as dores e necessidades da sociedade brasileira e a favor de um país melhor e mais justo.
  • A lista de grandes brasileiros que estudaram na FESPSP inclui nomes como Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Sérgio Buarque de Holanda e Luiza Erundina.

ICL

  • O Instituto Conhecimento Liberta (ICL) é uma instituição de educação e cultura fundada na crença de que a verdadeira liberdade só é possível através do conhecimento. Com o propósito de democratizar o acesso a conteúdos essenciais ao desenvolvimento humano integral, tornando o aprendizado acessível, transformador e simples para todos.
  • Com uma abordagem que valoriza a simplicidade e a acessibilidade, acredita que cada pessoa merece a oportunidade de se libertar por meio do conhecimento.
  • Propõe criar experiências de ensino que sejam agradáveis e inspiradoras, promovendo um processo educacional que vai além da transmissão de informações – que promove a liberdade, a reflexão e a autonomia de cada indivíduo.
Corpo docente de altíssimo renome
Pós-Graduação reconhecida pelo Ministério da Educação
Curadoria Acadêmica feita pelo ICL em parceria com a FESPSP

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PERGUNTAS FREQUENTES

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Ainda tem alguma dúvida? Fale com a nossa equipe

Rua Capitão Cavalcanti, 79 - Vila Mariana
São Paulo - SP, 04017-000
&
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Rua General Jardim n. 522 Vila Buarque São Paulo
C.N.P.J. 63.056.469/0001-62
www.fespsp.org.br
WhatsApp: (11) 94172-8439

Profº Dr. Vinícius Rodrigues Amaral

Doutor em Antropologia Social pela USP. Mestre em Ciência Política. Membro do Núcleo Antirracismo Virgínia Leone Bicudo.  

Profª Dra. Carolina Requena

Cientista Política. Doutora e Mestra em Ciência Política pela USP. Estuda a relação entre políticas públicas e poder..

Profº Dr. Paulo Silvino Ribeiro

Doutor em sociologia pela UNICAMP. Professor de Sociologia, Políticas Públicas e indicadores sociais e econômicos.

Profº Dr. Euzébio Jorge 
Silveira e Souza

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP. Pós-doutor pela UFRGS. Professor na FESPSP e na Strong Business School.   

Profª Dra. Tathiana Chicarino

Cientista Política. Doutora e Mestra em Ciências Sociais pela PUC-SP. Coordenadora da graduação de Sociologia e Politica. Pesquisa temas como Comunicação Política, desinformação e autoritarismo.

Profº Dr. Aldo Fornazieri

Doutor em Ciência Política pela USP. Diretor acadêmico da FESPSP. Autor do livro "Liderança e poder". 

Profª Dra. Maria Ribeiro

Cientista Social, mestra e doutora em comunicação e semiótica (PUC-SP / Paris Diderot)
Professora no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades 

Profº Dr. Muniz Sodré

Considerado um dos maiores intelectuais brasileiros no campo da comunicação.
Professor-titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador, escritor com dezenas de obras publicadas que versam sobre a relação entre cultura nacional, mídia e comunicação. 

Profº Dr. Ladislau Dowbor

Economista, professor, escritor, consultor das Nações Unidas, governos e municípios e todo Brasil.
Autor de mais de 45 livros, além de artigos e ensaios científicos.

Professor-titular da PUC-SP.

Profº Dr. Renato Janine Ribeiro

Professor, cientista, escritor, ex-ministro da Educação do Brasil, já foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico. 
Professor-titular da cadeira de Ética, Filosofia Política da universidade de São Paulo.

Vencedor do Prêmio Jabuti graças à obra "A Sociedade Contra o Social". 

Profº Dr. Lindener Pareto

Professor e historiador. Mestre e Doutor em História pela USP.

Coordenador acadêmico do ICL. 
Pesquisador nas áreas de História Pública, História do Brasil, Políticas de Memória, Arte e Patrimônio.

Profº Dr. Jessé Souza

Um dos maiores sociólogos brasileiros do século XXI. 
Autor de mais de 30 livros (A Elite do Atraso, O Pobre de Direita etc.) e de centenas de artigos e ensaios publicados em diversos idiomas.

Profª Dra. Marilena Chauí

Escritora e filósofa. Uma das mais importantes e influentes intelectuais brasileiras da história.
Doutora, professora emérita de História da Filosofia Moderna da USP e escritora com dezenas de livros publicados.

Título de Doctor Honoris Causa da Universidade de Paris VIII.

Conferências sobre a atualidade brasileira

Docentes
Conferencistas serão divulgados ao longo do curso
Carga horária
24h
Professores da parceria FESPSP e ICL ministram conferências sobre temas da atualidade brasileira a fim de aguçar a reflexão analítica e crítica dos participantes sobre a conjuntura nacional.

Cultura Política e Identidade no Brasil

Docentes
Professores doutores do quadro docente da FESPSP
Carga horária
48h
A disciplina visa aprofundar a compreensão dos conceitos fundamentais relacionados à cultura e identidade no Brasil, explorando a produção artística nacional desde o século XIX. O curso examina como as diversas manifestações artísticas e culturais produzem e condicionam aspectos da experiência social e política do país.

A Razão Africana no Brasil

Docente
Prof. Dr. Muniz Sodré
Carga horária
48h
A disciplina "A Razão Africana no Brasil: Escravidão, Racismo e Resistência" propõe uma investigação profunda e multifacetada sobre a herança escravista e colonial brasileira, abordando as raízes históricas da escravidão e sua contribuição para a consolidação da desigualdade estrutural no país.

Serão analisados os impactos duradouros da escravidão na formação social, cultural e política do Brasil, destacando o papel dos povos africanos nesse processo.

A disciplina também se dedica ao estudo do racismo estrutural e como ele permeia diversas esferas da sociedade brasileira, influenciando as relações sociais, políticas e culturais.

Além disso, serão exploradas as formas de resistência adotadas pelos afro-brasileiros ao longo da história, visando compreender as estratégias de enfrentamento e transformação diante das adversidades.

O objetivo é oferecer aos estudantes uma compreensão crítica e aprofundada das questões relacionadas à herança africana no Brasil, incentivando a reflexão sobre as bases históricas do racismo e as perspectivas de construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Fundamentos da Economia Brasileira

Docente
Prof. Dr. Ladislau Dowbor
Carga horária
48h
A disciplina oferece uma análise abrangente dos elementos essenciais que moldaram a economia do Brasil ao longo de sua história.

O curso aborda a Formação Econômica e Social do Brasil, explorando as características distintivas que influenciaram o desenvolvimento econômico do país. Serão examinadas as Contribuições Estruturalistas Latino-Americanas, proporcionando uma compreensão mais ampla do contexto regional.

Questões críticas, como o Subdesenvolvimento e a Inserção Dependente na Divisão Internacional do Trabalho, serão abordadas, destacando as dinâmicas econômicas globais que impactaram o Brasil.

A disciplina também se propõe a examinar a relação entre Escravidão, Desigualdades e a Formação do Mercado de Trabalho no Brasil, oferecendo uma perspectiva aprofundada sobre as influências históricas nas estruturas econômicas contemporâneas.

Além disso, o curso aborda o conceito de Desenvolvimento Sustentável, considerando as perspectivas econômicas e sociais em busca de equilíbrio ecológico.

O objetivo é capacitar os estudantes a compreenderem as bases fundamentais da economia brasileira, promovendo uma análise crítica das estruturas econômicas e incentivando reflexões sobre caminhos para um desenvolvimento mais equitativo e sustentável.

Teorias Políticas para Interpretar o Brasil

Docente
Prof. Dr. Renato Janine Ribeiro
Carga horária
48h
A disciplina propõe uma análise aprofundada das principais correntes teóricas que têm sido aplicadas para compreender a complexa realidade política brasileira.

A disciplina abrange desde as teorias clássicas até as abordagens contemporâneas, destacando suas contribuições para a interpretação das dinâmicas políticas, sociais e econômicas no contexto nacional.

Os tópicos explorados incluem: a formação do Estado brasileiro, sistemas políticos, movimentos sociais, desigualdades estruturais, transformações históricas e a relevância da Constituição Cidadã de 1988 na construção de uma sociedade democrática.

Também serão analisados fenômenos contemporâneos, como as mudanças no papel dos militares na política brasileira e a ascensão de movimentos de ultradireita alinhados com valores antidemocráticos.

O objetivo é capacitar os estudantes a aplicarem ferramentas conceituais para uma análise crítica dos desafios e peculiaridades da política brasileira.

Dessa forma, busca-se proporcionar uma compreensão mais profunda das dinâmicas políticas do país e fomentar reflexões que apontem possíveis caminhos para o desenvolvimento democrático e social.

Problemas Brasileiros em Perspectiva Sociológica

Docente
Prof. Dr. Jessé Souza
Carga horária
48h
A disciplina propõe um mergulho no pensamento social brasileiro. Partindo desde os primeiros intérpretes do Brasil até os pensadores contemporâneos, discutiremos questões fundamentais da formação do Brasil como raça, patrimonialismo, corrupção, dependência e desigualdade.

Mais do que discutir esses temas, a disciplina irá refletir como certas visões hegemônicas deste debates contribuem para construção do senso comum sobre o “brasileiro”, presente nos veículos de imprensa, na produção acadêmica, nos partidos políticos e no debate público como um todo.

O objetivo do curso é provocar os estudantes a examinarem esses problemas através de uma perspectiva sociológica, promovendo uma compreensão mais profunda das interconexões entre essas questões e interpretações e seus efeitos sobre a sociedade brasileira.

Ao desafiar visões simplificadas, a disciplina visa formar uma análise crítica e contextualizada, proporcionando aos estudantes ferramentas conceituais para compreender os problemas sociais do Brasil e procurar novas interpretações críticas e criativas para eles.

Narrativas da História do Brasil

Docente
Prof. Dr. Lindener Pareto
Carga horária
48h
A disciplina "Narrativas da História do Brasil: A Perspectiva dos Oprimidos" propõe uma análise crítica dos mitos nacionais, sob a perspectiva histórica delineada por eminentes intelectuais brasileiros.

Percorrendo desde o Período Colonial até os movimentos mais recentes, a disciplina visa apresentar os momentos-chave da história nacional, abrangendo desde o período escravagista do Brasil Imperial e a Primeira República até a Era Vargas e o Regime Militar, culminando no atual contexto histórico da Nova República e seus desdobramentos contemporâneos, como os eventos de Junho de 2013, a Operação Lava Jato e a ascensão de Bolsonaro.

O objetivo é preparar os estudantes a desafiar narrativas convencionais e adotarem uma perspectiva crítica em relação à história do Brasil.

Nesse processo, a disciplina busca proporcionar, acima de tudo, uma compreensão mais profunda das experiências históricas de desigualdade no país e suas consequências para os "oprimidos" ao longo do tempo, explorando suas formas de revolta, resistência e adaptação ao longo da história do Brasil.

Conceitos Filosóficos para ler o Brasil

Docente
Profª. Dra. Marilena Chauí
Docente
Profª. Dra. Maria Ribeiro
Carga horária
48h
A disciplina propõe uma imersão crítica nos fundamentos da filosofia social, utilizando os conceitos como caixa de ferramentas para melhor compreender a realidade brasileira.

Destarte, exploraremos os conceitos de realidade social, analisando suas visões distintas sobre a estrutura, a dinâmica e as relações de poder entre as sociedades.

Para isso, serão explorados desde conceitos filosóficos clássicos, como dominação, legitimação, marcadores sociais da diferença (classes sociais, raça e gênero), reconhecimento social, até discussões contemporâneas como necropolítica, estado de exceção e colonialidade do poder.

O objetivo é capacitar os estudantes a aplicarem esses conceitos como ferramentas analíticas para uma leitura profunda e crítica da realidade brasileira, estimulando reflexões que contribuam para o desenvolvimento de uma consciência filosófica e social mais ampla.